Quando falamos sobre coleta de dados e códigos de barras aparecem diversas nomenclaturas que podem confundir quem não é tão entendido no assunto. Para os leigos, os códigos de barras são todos iguais, aqueles mesmos traços pretos em um fundo branco, porém, existem diversos tipos de códigos diferentes e cada um deles possui uma especificação.
A FCM Outsourcing trabalha não só com outsourcing de impressão mas também com outsourcing de coletores de dados, e para tirar as dúvidas sobre qual coletor de dados é melhor para o seu negócio montamos uma matéria para explicar a diferença entre os principais códigos encontrados no mercado atualmente. Siga com a FCM até o final desse conteúdo e deixa o seu comentário!
Códigos 1D
Os códigos de barras 1D são os que nós conhecemos, com as barras verticais pretas em um fundo branco. Esse código foi o primeiro a ser inventado, em 1952, e somente nos meados dos anos 70 foi padronizado. Os códigos 1D são conhecidos também como lineares ou de apenas uma dimensão, e podem sofrer variações tanto na apresentação do código quanto na espessura das barras. Existem diversos tipos de códigos 1D como CODE 128, intercalado 3 de 9, 2 de 5, e o mais utilizado, EAN13.
Códigos 2D
Os códigos 2D também são chamados de códigos bidimensionais e são uma evolução dos códigos de barras 1D. Os códigos 2D surgiram pela necessidade de inserir mais informações dentro do código de barras, pois dependendo do tipo de informação que fosse desejado inserir nos códigos de barras 1D era inviável por causa do tipo e do número de caracteres permitidos pelos padrões, além do tamanho na apresentação do código. Existem diversos modelos de códigos 2D como Datamatrix, PDF417, e o mais conhecido, QR Code. Nele é possível inserir links de vídeos, URLs, telefones para contato, imagens, entre outras informações.
RFID
RFID significa identificação por rádio frequência, e é um método que utiliza sinais de rádio para recuperar e armazenar dados remotamente através de dispositivos conhecidos como etiquetas RFID. A etiqueta RFID é um transpoder, e contém pequenos chips e antenas que são os responsáveis por responder aos sinais enviados pela base transmissora. Ao contrário dos outros códigos que são lidos por coletores de dados tradicionais, o RFID precisa de um aparelho próprio para ser lido, e nasceu como uma alternativa ao código de barras tradicional. O RFID permite a identificação do produto mesmo a longa distância do scanner e fora do posicionamento, ao contrário dos outros códigos já citados. A tecnologia RFID é muito utilizada no setor de logística e em grandes cargas.
A FCM Outsourcing de impressão
A FCM trabalha apenas com equipamentos de alta qualidade e disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, em regime de outsourcing proporcionando redução de custo e diversos outros benefícios. A empresa também possui desde 2013 o selo ISO 9001, que atesta sua qualidade através de organismos mundialmente reconhecidos. Entre em contato conosco e peça um orçamento!